• Outubro 2008
  • Setembro 2008
  • Agosto 2008
  • Julho 2008
  • Junho 2008
  • Outubro 18, 2008 por Gesta Humana

    NA NEGOCIAÇÃO

    Homens são mais agressivos, e mulheres mais emocionais – é o que diz o senso comum. Mas esta visão estereotipada dos comportamentos masculino e feminino não se confirmou num estudo sobre negociação no ambiente de trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia. Ao contrário, quando confrontadas com situações delicadas que simulavam o que muitas vezes acontece dentro de grandes empresas, as mulheres foram bem mais incisivas e autoritárias. Já os homens tenderam a se portar de forma mais serena e aberta a discussão. Participaram da pesquisa 190 estudantes de administração e negócios da universidade.

    As conseqüências foram diferentes para cada sexo. Ao se comportar de forma mais conciliatória, os homens foram bem avaliados por seus interlocutores. Já as mulheres muito assertivas foram, em geral, vistas de forma negativa. Para os autores, estes resultados devem ser levados em conta no ensino de técnicas de negociação. O estudo foi publicado na revista Negotiation and Conflict Management Research.

    Fonte: Revista Mente e Cérebro

    Sem comentarios »

    Outubro 1, 2008 por Gesta Humana

    BASE CIENTÍFICA

    Em 1926, o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung escreveu o livro Tipos Psicológicos, no qual mostrou que as pessoas têm características comportamentais, habilidades e aptidões diferenciadas. Essas diferenças comportamentais têm base genética, mas também recebem forte influência do ambiente ao longo do desenvolvimento do indivíduo e da consolidação de sua personalidade.
    Jung propôs que cada tipo produz um “mapa da realidade” diverso por que possui certos “filtros” que determinam os dados que recebem do mundo exterior. Assim, cada indivíduo carrega dentro de si alguns estilos comportamentais que contribuem para definir a forma como irá lidar e interagir com o mundo.
    Na década de 50, Katherine Briggs Myers e sua filha Isabel, com base no trabalho de Jung, desenvolveram um indicador para captar os padrões comportamentais do indivíduo e, então, associá-lo a um dos diferentes tipos psicológicos.
    Baseado na teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung e inspirado no trabalho de Myers e Briggs, exaustivamente ajustado à realidade e ao perfil brasileiro, o Perfil Gesta® não visa prescrever as habilidades dos indivíduos, mas sim seu estilo mais natural de funcionamento.

    Sem comentarios »

    Setembro 15, 2008 por Gesta Humana

    O LENHADOR

    Um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um lenhador jovem. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da vantagem física do jovem. No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia, convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor. Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho venceu novamente, por larga margem. Intrigado, o jovem questionou o velho homem:

    - Não entendo! Muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu. Como pode ser?

    - Você se engana! Quando me via sentado, na verdade, eu não estava apenas descansando, estava também afiando o machado.

    Sem comentarios »

    Setembro 7, 2008 por Gesta Humana

    OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES

    HÁBITO 1 - Pró-atividade
    Assuma novos desafios e aceite responsabilidades.

    HÁBITO 2 - Tenha um objetivo em mente
    Antes de começar qualquer tarefa, o resultado final deve ser mentalizado. Avalie se o caminho que está percorrendo está correto e se o levará ao objetivo desejado.

    HÁBITO 3 - Priorize
    Aja e priorize o que é mais importante. Não perca tempo com o que não é prioridade, focando nas ações mais importantes.

    HÁBITO 4 - Busque o “ganha-ganha”
    Busque soluções mutuamente benéficas, proporcionando relacionamentos pessoais e profissionais mais saudáveis e duradouros.

    HÁBITO 5 - Primeiro compreenda, depois queira ser compreendido
    Escute, favoreça um entendimento mais profundo das questões e uma comunicação mais clara com as pessoas.

    HÁBITO 6 - Crie sinergia
    As diferenças podem trabalhar a seu favor. Descubra opções melhores do que o “meu jeito” ou o “seu jeito”.

    HÁBITO 7 - Afine-se
    A evolução contínua na área social, emocional, física e intelectual, aumentará sua produtividade pessoal e profissional.

    Fonte: http://www.franklincovey.com.br/

    Sem comentarios »

    Agosto 27, 2008 por Gesta Humana

    COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

    Segundo Daniel Goleman, autor do livro “A Inteligência Emocional”, (Editora Campus/Elsevier, Brasil, 1995), 90% da diferença entre as pessoas que obtém sucesso profissional e aquelas com desempenho apenas mediano, se deve a fatores relacionados a competências comportamentais, mais do que às habilidades aprendidas na escola.

    Sem comentarios »

    Agosto 15, 2008 por Gesta Humana

    EVOLUÇÃO DO MERCADO

    O “caranguejo samurai japonês”, que habita os mares do Japão tem na sua carapaça um desenho que parece a face de um samurai. Entender o porquê de sua forma é compreender o mecanismo evolutivo proposto pela Teoria da Evolução das Espécies. Read the rest of this entry »

    Sem comentarios »

    Agosto 9, 2008 por Gesta Humana

    A IRRACIONALIDADE DA ESCOLHA

    Nos anos 50, Herbert Simon, prêmio Nobel de Economia, argumentou que, na maioria das vezes as pessoas se dão por satisfeitas com medidas que surtem efeito e não seguem buscando a melhor de todas as soluções para cada problema que enfrentam. Tendo em vista os limites humanos, geralmente não compensa tentar otimizar as decisões, e as pessoas, segundo Simon, poupam seu tempo e suas capacidades cognitivas aceitando soluções viáveis. Read the rest of this entry »

    Sem comentarios »

    Agosto 2, 2008 por Gesta Humana

    QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO

    O capitão não gostava do imediato e registrou no livro de bordo, depois de um único episódio, “O imediato estava bêbado hoje”. O imediato pediu que o capitão retirasse aquele registro, alegando, com razão, que aquilo nunca havia acontecido antes e que seu emprego poderia ficar ameaçado. O capitão recusou. O imediato ficou encarregado do livro de bordo no dia seguinte e registrou: “O capitão estava sóbrio hoje”.

    Sem comentarios »

    Julho 24, 2008 por Gesta Humana

    O PRINCÍPIO DE PETER

    O Princípio de Peter, idéia do Dr. Laurence J. Peter (1919–1990), propõe que o processo de promoção dentro das organizações as transforma, no estágio final, em um conjunto de pessoas ocupando funções além de suas capacidades. Read the rest of this entry »

    Sem comentarios »

    Julho 18, 2008 por Gesta Humana

    É MAIS EFICIENTE CONVENCER DO QUE IMPOR

    Christoph Hauert, pesquisador da Universidade de Harvard que estuda a dinâmica evolucionária, criou um modelo teórico que demonstra ser o convencimento mais eficaz do que a imposição nas relações humanas.

     

    Quando em sociedade nossas vidas estão inter-relacionadas e freqüentemente trabalhamos de forma cooperada com outros indivíduos, seja para construir uma cidade ou apenas tentar arranjar alguma coisa para o jantar.

     

    Read the rest of this entry »

    Sem comentarios »

    « Posts Anteriores